
A nova edição de “Açorianidadee Autonomia”, de Eduardo Ferraz da Rosa, é apresentada no próximo sábado, pelas 19h00, no Salão Nobre dos Paços do Concelho de Angra do Heroísmo, numa sessão integrada no programa cultural das Sanjoaninas 2026, dedicadas ao tema “Angra e a Açorianidade”.
A obra será apresentada por Francisco Coelho Cabral e Tomé Ribeiro Gomes, contando ainda com a presença de João Bosco Mota Amaral, autor do prefácio desta edição.
A nova publicação reúne textos sobre a construção histórica, cultural e política da Açorianidade e da Autonomia dos Açores, ampliando substancialmente a primeira edição, lançada em 1989.
No prefácio, Mota Amaral revisita a edição original e sublinha a utilidade académica e cívica da obra, destacando a atualidade dos textos de Natália Correia e Vitorino Nemésio, a relevância das Campanhas Autonomistas e a oportunidade desta nova edição no contexto do cinquentenário da Autonomia Constitucional dos Açores.
Na nota introdutória, Ferraz da Rosa apresenta esta edição como um contributo para o aprofundamento crítico da Açorianidade enquanto horizonte criativo, cultural, político e espiritual dos açorianos, articulando textos clássicos, estudos sociopolíticos e jurídico-constitucionais, reflexões literárias e filosóficas e análises contemporâneas sobre regionalização, geopolítica atlântica e desafios globais. A segunda parte da publicação integra novos contributos de autores como Álvaro Monjardino, Jorge Miranda, Luís Reis Torgal, José Medeiros Ferreira e Urbano Bettencourt, culminando num ensaio final do autor, intitulado “Nemésio e a Autonomia”.
In Diário Insular-José Lourenço, director
